Terapias

Com intervenção precoce é possível identificar e tratar as alterações que crianças apresentam, visando proporcionar melhor qualidade de vida.

ESTIMULAÇÃO PRECOCE

Sabe porque a intervenção precoce é fundamental?

Porque todos nós passamos pela PODA NEURAL, quando o cérebro elimina conexões neurais que não foram estimuladas.

Nos autistas, habilidades importantes já adquiridas podem ser perdidas, com as intervenções na primeira infância (até os 7anos) o cérebro tem maior capacidade de fazer conexões neurais e desenvolver habilidades perdidas e também novas habilidades.

Por isso o quanto antes iniciarmos as intervenções, melhores serão os resultados.

ATRASO DE FALA E LINGUAGEM

O atraso de fala e linguagem é coisa séria, não é preguiça.

O atraso no desenvolvimento é uma condição em que a criança não está se desenvolvendo e/ou não alcança habilidades de acordo aos estágios pré-determinados ao marco de desenvolvimentos. A fala refere-se ao planejamento e produção motora dos sons e das palavras. Já a linguagem refere-se a um contexto mais amplo, que envolve compreensão, uso e funcionalidade da comunicação em diversos contextos.

O atraso de fala vem de atraso nas palavras emitidas e trocas fonêmicas, e o atraso de linguagem vem da organização das palavras, contextualização, linguagem receptiva e expressiva, o entendimento e emissão da comunicação.

MOTRICIDADE OROFACIAL

As principais alterações relacionadas á motricidade Orofacial são: alteração de respiração, sucção, amamentação, mastigação, ronco, deglutição atípica ou adaptada, postura de língua como: Frênulo lingual, fala, articulação e paralisia facial, disfunção temporomandibular (ATM).

É a área da fonoaudiologia voltada para o estudo/pesquisa, prevenção, avaliação, diagnósticos, desenvolvimento, habilitação, reabilitação e aperfeiçoamento dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofaciais e cervicais. A atuação na aérea pressupõe a reabilitação das funções estomatoglossognaticas (respiração, sucção, mastigação e deglutição) e da função respiratória.

DESVIO FONÉTICO E DESVIO FONOLÓGICO

Quando a criança apresenta uma alteração na produção dos sons da fala, devemos se atentar qual é o motivo. Esses desvios podem ser fonéticos ou fonológicos.

Desvio fonológico é uma desorganização no sistema de sons da fala, não tendo nenhuma relação com comprometimentos orgânicos ou funcionais que afetam a produção da fala.

E desvio fonético caracteriza-se pela presença de alterações motoras comprometendo a articulação correta dos sons da fala, entre elas: posicionamento inadequado da língua, alteração de mordidas, hipotonia de língua, lábio e bochecha, Frênulo lingual curto e/ou anteriorizado.

Também podemos encontrar o chamado desvio fonético-fonológico, uma combinação dos dois desvios, o individuo apresenta dificuldades em entender a estruturas sonora da fala e também apresenta alterações estruturais.

DIFICULDADE E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

Muitas crianças em processo de alfabetização e idade escolares apresentam certas dificuldades que podem ser interpretadas como “falta de interesse, preguiçosa”

Dificuldade de aprendizagem é tudo que atrapalha e ou impede o aprendizado podendo ser temporário ou permanente. Podendo ser falta de interesse para aspectos escolares, queixas frequentes relacionadas a escola, relatos de que as tarefas são muitos difíceis, falta de confiança para realizar tarefas escolares, recusa em falar sobre a escola.

Transtorno específicos de aprendizagem estão relacionados a um conjunto de dificuldades pontuais e específicos, normalmente ligado a uma disfunção neurológicas. Os transtornos específicos de aprendizagem são: dislexia (dificuldade em ler e escrever), discalculia (dificuldade para contar e lembrar fatos numéricos), disortografia (dificuldade ortográfica, disgrafia (dificuldade na escrita), dispraxia (dificuldade na coordenação motora), disfasia (dificuldade em encontrar as palavras).

TRANSTORNO MOTOR DE FALA (TMF)

O transtorno motor de fala, refere-se quando a criança não consegue elaborar a fala, ou seja, de organizar corretamente os sons e movimentos fonoarticulatórios.

O diagnostico se subdivide em: Apraxia de fala: déficit de planejamento e programação da sequencia de sons, na ausência de déficits neuromusculares.

Disartria: acontece quando a criança não consegue coordenar ou controlar os músculos usados na produção da fala.

Atraso motor de fala: atraso no desenvolvimento da estabilidade neuro motora da precisão do controle motor de fala.

APRAXIA DE FALA NA INFANCIA (AFI)

Quando a criança apresenta dificuldade em sequenciar os movimentos necessário para a produção de fala, ela tem apraxia de fala na infância (AFI) que é um tipo de transtorno motor

A criança sabe o que quer falar, mas o seu cérebro falha no planejamento e programação dos movimentos: mandíbula, língua, lábios e outros articuladores responsáveis pela produção, e pode afetar a coordenação motora fina e grossa da criança.

GUAGUEIRA

É normal a criança pequena gaguejar, mas nem toda gagueira é normal. A gagueira tem uma característica multidimensional, tal distúrbio pode sofrer a influência de vários fatores. A gagueira é caracterizada por uma taxa elevada de características na fala, como: rupturas, repetição de sons, bloqueios e pausas.

Os tipos de gagueiras podem ser: gagueira do desenvolvimento: inicia na infância e permanece por um curto período de tempo, gagueira adquirida: inicio tardio sem causa conhecida, gagueira neurológica: decorrente de traumatismo craniano, AVC, doenças degenerativas do sistema nervoso central, gagueira farmacogênica: causada por ingestão de determinados medicamentos.

TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO (TPAC)

É quando criança quando não consegue analisar e/ou interpretar o que ouve em situações de vida diária, de aprendizagem e durante a aquisição de linguagem.

O transtorno do processamento auditivo central é a alteração ou falta de habilidade na recepção, analise e processamento das informações que chega pela via auditiva. Há uma dificuldade em localizar, discriminar, reconhecer, memorizar e compreender a fala, na maioria dos casos, o sistema auditivo periférico encontra-se totalmente preservado.

Métodos

Para auxiliar nos tratamentos, temos algumas técnicas e recursos que podemos utilizar nas intervenções fonoaudiológicas.

PROMPT

A sigla PROMPT (Prompts for Reesturing Oral Muscular Phonetic Targest) significa pistas para organização dos pontos fonéticos oro muscular.

É uma abordagem multidimensional indicada para os distúrbios de produção da fala. A técnica proporciona a reorganização da articulação dos movimentos dos músculos necessários para a produção da fala.

Crianças com Apraxia de fala, transtorno motor, disartria não sabem como planejar os movimentos dos articuladores para falar, e essa abordagem por meio de estímulos específicos, ajudam na produção.

MULTI GESTOS

O Multigestos é uma metodologia baseada em pistas multissensoriais, em especial o uso de gestos para treino das habilidades de: fala, consciência fonológica, leitura e escrita.

Ele se baseia no uso de pistas multissensoriais para auxiliar o planejamento e a programação motora da fala, muito usado para auxiliar crianças com APRAXIA de fala e outras alterações como também na parte pedagógica.

PLUSHANDS

É um programa que utiliza das mãos e dos gestos para favorecer a aquisição dos sons para comunicação/fala, consciência fonológica e desenvolvimentos das habilidades de leitura e escrita.

As pistas manuais foram elaboradas para indicar o modo, som e ponto de articulação que apoia o processo de planejamento motor para a coarticulação.